
Barcelona for free
Barcelona é um dos destinos mais procurados na Espanha e não é para menos!
Um dos ícones mais famosos são, sem dúvida, a criatividade e as cores de Gaudí, Picasso e Montaner presentes, por exemplo, na Casa Milá, Museu Pablo Picasso, Palau de la Musica, Park Guell entre outros. Outro ícone da capital da Catalunha que merece grande destaque é o famoso bairro Gótico com suas ruas estreitas e seus charmosos edifícios. Outra vizinhança que vale a visita é Port Vell onde pode-se desfrutar de agradáveis praias. Para aqueles que preferem atrativos culturais, faz-se necessário visitar o Montjuïc . Para os amantes do futebol, o estádio do Barça é parada obrigatório no roteiro. E claro, a Sagrada Família, ícone artístico e religioso da Espanha.
Destino repleto de atrações culturais e turísticas, baladas e, claro, uma rica gastronomia pode também sair um pouco fora do orçamento caso não haja planejamento com antecedência para a compra dos ingressos para as principais atrações. Por isso, separamos alguns passeios que podem ser feitos gratuitamente na capital da Espanha. Confira:
– Caminhada matinal pela famosa La Rambla, que se inicia no porto e finaliza na Praça Catalunya.
– Passeio pelo bairro Gótico e apreciar suas construções medievais singulares.
– Se o tempo estiver bom, que tal arriscar uma praia na Platja de Barceloneta, Bogatell, Marbella e Nova Marbella.
– Visita à área comum do Park Guell sem pagar nada! Não é a mesma coisa, mas já dá uma boa idéia da importância das obras de Gaudi.
– Conheça a charmosa Catedral de Barcelona. Atenção para os horários com entrada gratuita: de segunda a sábado, das 8h às 12h45 e das 17h15 às 19h30. Aos domingos, o horário gratuito é das 8h às 13h45 e das 17h15 às 19h30.
– Museu :
Museu de Picasso: entrada franca às quintas feiras das 19h às 21h30 e aos domingos a partir das 15h. Simplesmente imperdível.
Entrada Livre no primeiro domingo de cada mês: Museu Nacional d’Art de Catalunya (a partir das 15h) e o Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (das 15h às 20h). Já o Museu d’Historia de La Ciutatoferece entrada franca aos sábados, a partir das 16h, e aos domingos, a partir das 15h.
– Mercado de la Boqueria: simplesmente uma parada obrigatória. Ideal para provar tapas e frutas da região bem como provar os sabores locais. A entrada é gratuita, porém dificilmente você sairá sem comprar ao menos uma tapa!
– Castillo de Montjuïc , não é um dos atrativos mais interessantes desse destino mas vale a visita e a entrada é livre a partir das 10hs .
– Fonte Mágica de Montjuïc , um espetáculo interessante de águas e música que ocorre no verão, de quinta a domingo, das 21h às 23h30. Um verdadeiro espetáculo e muito disputado, chegue cedo para não ficar sem visão.
– Visite o bairro El Raval e experiencie uma Barcelona mais típica e sem muitos turistas, o ar vintage dá um tom charmoso a esta vizinhança.
– Se você curte estar próximo da natureza, não faltam parques lindos e arborizados, como por exemplo, o charmoso Parc de La Ciutadella, o Parc de Montjuïc e Passeig Marítim.Destacamos ainda para os amantes da natureza, o lindo e emblemático Parc del Laberint que é o jardim mais antigo de Barcelona, datado de 1792.
– Não deixe de visitar o sofisticado bairro Born e seu centro cultural.
– Alguns hostels espalhados pela cidade oferecem free walking tour. Vale consultar os centros de informação turística. – Não poderíamos deixar de mencionar os “flea markets” espalhados pela cidade onde pode-se comprar peças de artesanato local ou mesmo relíquias com preços acessíveis.
– O pôr do sol é sempre um espetáculo a parte, em qualquer parte do mundo. Mas tem um charme especial ver esse espetáculo da natureza do rooftop do hotel Barceló Raval ou do Bunker del Carmel.
Como a idéia é economizar, vale destacar o excelente sistema de transporte público integrado da cidade. São mais de 100 linhas de ônibus, 8 linhas de metrô e além disso funicular e teleféricos!
Chegando na cidade, é possível se deslocar facilmente ao seu hotel de trem, aerobus ou mesmo de metrô.
As principais atrações citadas acima são facilmente acessíveis via metrô ou ônibus. Você pode descobrir qual ônibus ou linha metrô leva a um determinado ponto turístico através do site www.tmb.cat. Os bilhetes podem ser comprados para vários períodos, ou seja, 1 dia, 2 dias, 4 dias e possuem descontos especiais para estudantes e crianças. Existe ainda a possibilidade de se adquirir um Barcelona Card, o qual proporciona valores menores para utilizar os diferentes meios de transporte, bem como desconto para algumas atrações. Os valores variam de acordo com cada pacote adquirido.
Se a ordem é controlar os gastos e se divertir, os melhores meses para isso são de abril a outubro, pois é no verão que a cidade recebe o maior número de turistas ao longo do ano, o que inflaciona os preços! Sem contar no calor que pode ser demais mesmo para os brasileiros.
Com todas essas dicas imperdíveis fica impossível não aproveitar Barcelona mesmo em tempos de euro alto ou em épocas de economia. Com diversos atrativos e pontos turísticos, fica fácil entender porque a capital da Catalunha é uma das cidades mais visitadas na Europa. Seu ar cosmopolita se mistura com uma atmosfera e arquitetura tradicional dos principais bairros da cidade, convidando todos os seus turistas a provar os sabores e conhecer seus encantos.
Viajar é criar memórias e viver experiências, o que não está, necessariamente, associado a dinheiro ou grandes gastos em viagens. O importante é aproveitar as diversas possibilidades desse destino único e marcante pela sua culinária, seu lado artístico e cultural e pelo seu povo. E o melhor de tudo, sem gastar muito e não precisar voltar para casa preocupado com os gastos em viagem!